Vinte e sete servidores do IFMT concluíram, no início de outubro, o curso “Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional”, na área de desenvolvimento estratégico. A instituição deve capacitar 70 servidores, em três cursos, até o fim do ano.
O objetivo, segundo a professora Régia Avancini, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é a elaboração de indicadores que serão usados num sistema de verificação do desempenho institucional e se constituem em uma ferramenta que possibilita à instituição verificar se está atingindo a sua missão.
“Os indicadores são informações sistematizadas que sinalizam se a instituição está no rumo certo para o qual ela existe. Eles permitem um acompanhamento dos objetivos de metas do PDI ((plano de desenvolvimento institucional), o documento norteador de todas as ações realizadas pela instituição”, sintetizou a professora.
A metodologia do curso priorizou a prática. Partindo de situações reais vivenciadas no Instituto, os participantes construíram diversos planos de ação, focados na melhoria dos resultados setoriais e organizacionais, um mapa estratégico do IFMT e o protocolo de construção dos índices de desempenho institucional.
Para a administradora da Pró-reitoria de desenvolvimento Institucional (PRODIN), Renata Raizel, trazer os conceitos e ferramentas da área de desenvolvimento estratégico vai contribuir para elaborar, a partir de 2018, um PDI “mais consistente e de mais fácil execução e acompanhamento”.
O treinamento, com carga horária de 40 horas, teve a duração de uma semana. Esta foi a segunda turma a se capacitar no tema. A primeira, em setembro, foi formada pelos diretores de campi, pró-reitores e diretores sistêmicos. A próxima, receberá a capacitação no período de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017.