O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023 do Instituto Federal de Mato Grosso foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup) em reunião realizada no dia 28.03, no auditório da Reitoria. A aprovação consta da Resolução nº 13/2019. O documento aprovado passará por uma formatação para, nos próximos dias, ter a versão final divulgada.
Dois pontos relacionados ao documento destacados pelos relatores foram a ampla participação da comunidade do IFMT em todos os campi e Reitoria e a utilização de novas ferramentas inovadoras de administração e planejamento, a exemplo das metodologias da Matriz SWOT e do BSC desenvolvida para medição e gestão de desempenho.
O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodin) João Germano Rosinke destacou, entre outras coisas, a aprovação pelo conselho, do PDI na íntegra, sem alteração no texto. “Isso é sinal do bom trabalho durante a construção do plano ao longo de 2018, que resultou na construção de um documento democrático.
Ele lembrou que os relatores também destacaram dois aspectos considerados por ele relevantes para a instituição: a ampla participação da comunidade do IFMT em todos os campi, por meio das comissões locais dos campi e a comissão central que tiveram compromisso com o trabalho a ser desenvolvido.
Outro aspecto ressaltado pelos relatores, citado pelo pró-reitor foram os treinamentos e capacitações feitos pelos servidores ao longo dos últimos dois anos, que auxiliaram significativamente na elaboração do PDI. João Germano explicou que o trabalho da Prodin em relação ao PDI não se encerrou e segue para a fase de monitoramento. “A partir de agora nossa missão é fazer o acompanhamento e dar o suporte para todas as Pró-reitorias e campi, a fim de que os objetivos que estão no PDI sejam alcançados”, observou.
Com a aprovação do documento, a Prodin passará a fazer o monitoramento dos indicadores presentes no PDI, apresentará ao Codir em reuniões periódicas para acompanhar o desenvolvimento e poderá apresentar também ao Consup, quando houver demanda por essas informações.