Levantamento do TCU aponta bons resultados em Governança Pública no IFMT

Publicado por: Reitoria / 30 de Abril de 2019 às 14:48

Com base nos dados de 2018, o relatório atual revelou um aumento no Índice de Governança Pública, que alcançou o patamar de 66%, superior à média das instituições públicas de ensino do país

O Instituto Federal de Mato Grosso alcançou bons resultados em um recente levantamento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que coletou informações em 498 organizações públicas de todo o país por meio de um questionário de análise de cinco grandes áreas: Governança Pública, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação, Contratações Públicas e Gestão pública (ver documento anexo).

Segundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, João Germano Rosinke, quando são analisados os dados da evolução do IFMT de 2017 para esse relatório atual, que leva em consideração os dados de 2018 constata-se um aumento significativo no Índice de Governança Pública, que alcançou patamar de 66%, superior à média das instituições públicas de ensino do país.

“Isso significa que o Instituto avançou nas ações de governança pública entre as quais destacamos: o trabalho da Comissão de Ética, da Ouvidoria, da Gestão de Riscos, Integridade, Corregedoria, CODIR e CONSUP. Conseguimos estabelecer algumas normativas que contribuíram para o aumento desse índice”, detalhou o Pró-Reitor.

Dos oito índices calculados o IFMT apresentou crescimento em seis e em dois os números se mantiveram estáveis.

“Então, de certa forma, isso serve também como balizador das ações da gestão e vem nos mostrar algumas áreas que ainda precisamos avançar. Mas de modo geral o resultado é satisfatório. É um estudo feito por um órgão de controle externo independente, alguém de fora nos falando como estamos, por isso a satisfação de mostrar à comunidade o nosso destaque em governança pública”.

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409