início do conteúdo

Integração das IPES é fortalecida após 3º Fórum Permanente

Publicado por: Reitoria / 27 de Abril de 2018 às 10:06

Após um dia de intensos debates, os gestores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) definiram, nesta quinta-feira (26), no 3º Encontro do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) de Mato Grosso, uma lista de ações conjuntas que visam fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar as relações institucionais e internacionais.

Dentre as principais ações a serem realizadas conjuntamente pelas IPES, ainda em 2018, destacam-se: o desenvolvimento de um portal que integre as informações de ensino, pesquisa e extensão das IPES; a criação de uma política conjunta de divulgação científica; a qualificação de servidores e a ampliação de propostas de pós-graduação em rede;

Nas áreas de ensino, extensão e relações internacionais, foram pactuadas a criação do Programa de Mobilidade Acadêmica das Instituições Públicas de Ensino Superior (MOBIPES-MT); o desenvolvimento de ações de extensão nas unidades socioeducativas de Mato Grosso; a implantação do Programa Mato Grosso Fala Idiomas: Português para estrangeiros e outras línguas para brasileiros.

Outro fruto da reunião foi a aprovação da Carta Aberta do 3º Fórum Permanente, que será encaminhada às autoridades políticas e entidades da sociedade civil. No documento, os reitores fazem um alerta à sociedade e aos futuros dirigentes do estado e reivindicam apoio nas ações integradas das IPES.

“Neste que é um ano eleitoral, o Fórum tem o dever perante a sociedade mato-grossense de alertar os futuros governantes e parlamentares do estado e do país, que a redução do orçamento compromete a produção do conhecimento acadêmico e a educação pública em Mato Grosso”, afirma a Carta Aberta.

Conforme trecho da Carta Aberta, “é crucial que novos governantes e parlamentares se comprometam com a educação pública superior que tanto tem contribuído com o desenvolvimento social e econômico deste estado”.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT